quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Exposição sobre os Autores do Mês: Sophia de Mello Breyner Andresen e Manuel António Pina



Sofia de Mello Breyner Andresen, nasceu em 6 de novembro de 1919, no Porto e faleceu em 2 de julho de 2004, em Lisboa. Foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o "Prémio Camões", em 1999. Um prémio de muito prestígio na área da literatura.

Ela possui uma biblioteca com o seu nome na bonita cidade de Loulé, no Algarve.

O seu corpo encontra-se sepultado no Panteão Nacional, em Lisboa, desde 2014.

Sofia escreveu poesia e prosa. As suas obras mais lidas são: O Jardim e a Casa; Casa Branca; O Jardim Perdido; e O Jardim e a Noite (poesia); A Menina do Mar; A Fada Oriana (prosa para crianças), entre outros.
                          Fotografia da autora: Sofia de Mello Breyner Andresen. 

Exposição sobre a autora Sophia de Mello Breyner Andresen.




Autor: Manuel António Pina. 

BIOGRAFIA

Jornalista e escritor, Manuel António Pina nasceu no ano de 1943, no Sabugal, na Beira Alta, e faleceu a 19 de outubro de 2012, no Porto. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1971, exerceu a advocacia e foi técnico de publicidade. Abraçou a carreira de jornalista no Jornal de Notícias, onde passou a editor. A sua colaboração nos media também se distribui pela rádio e pela televisão.
Autor de livros para a infância e juventude e de textos poéticos, a sua obra apresenta uma grande coesão estrutural e reflete uma grande criatividade, exige do leitor um profundo sentido crítico e descodificador. "Brincando" com as palavras e os conceitos, num verdadeiro trocadilho, Manuel António Pina faz da sua obra um permanente "jogo de imaginação", tal labirinto que obriga a um verdadeiro trabalho de desconstrução para se encontrar a saída.
Manuel António Pina. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011.


Exposição sobre o autor: Manuel António Pina. 




Caricatura do autor Manuel António Pina, feita pelo aluno do 2.º ciclo, Abd Elrahman Ismail, do 6.º B. 

Sem comentários: