No dia 27 de janeiro, celebra-se a libertação dos prisioneiros de Auschvitz-Birkenau, sendo por isso considerado o Dia Internacional em Memória do Holocausto.
"Holocausto" uma palavra de origem grega que quer dizer sacrifício pelo fogo, mas nos dias de hoje, significa a perseguição e extermínio de muitas pessoas (judeus, ciganos, eslavos e outros grupos) consideradas de raça "inferior" pelos alemães durante a II Guerra Mundial. Calcula-se que foram mortos cerca de seis milhões de judeus!
Ao longo de duas semanas, nas bibliotecas do Agrupamento que apoiam o 2.º e 3.º ciclos, os alunos de EMRC com a braçadeira de judeu e as respetivas professoras realizaram diferentes sessões lembrando aqueles que sofreram a humilhação, a discriminação, a fome, a perseguição, a prisão, a tortura e a morte só por serem judeus.
Foram lidos testemunhos de crianças, excertos do "Diário de Anne Frank " e o poema "Conversa com o menino" de Wladyslaw Szlengel, em que a mãe explica o que significa "longe", ao filho que por estar preso nunca viu ao longe as montanhas, o bosque, o rio, o mar, nem a relva verde e fresca...
enquanto
se acendiam velas sobre uma enorme estrela de David.
Aqueles
que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo.
George Santayana
Sem comentários:
Enviar um comentário