sábado, 17 de abril de 2010

O Gosto pelas Histórias


Nas sessões da "Leitura Fora de Portas" que têm lugar diariamente nas Bibliotecas, continua a verificar-se o entusiasmo dos alunos (1.º ciclo) pelos livros e pelas histórias...

Às vezes, de regresso à escola, realizam outras actividades relacionadas com a HISTÓRIA escutada.

Foi o que aconteceu com os alunos da EB1 de Candosa: ouviram a história de "O Dragão Rabugento", imaginaram a continuação da mesma e toca a passar para o papel as ideias. Aqui estão os seus textos e as ilustrações ...


O dragão dormiu na aldeia oito noites e depois partiu para a floresta. Um dia, no Verão, o dragão recebeu uma carta das pessoas da aldeia que dizia para ele ir até lá e depois irem à praia. O dragão preparou a mala, pôs o laço às pintinhas vermelhas e foi ter à aldeia. Quando lá chegou foi ter com as pessoas à praia e encontrou uma namorada que o fez muito feliz.
David Pereira Lopes

No final do dia o dragão voltou para casa e decidiu que ia mudar a casa para a aldeia. Os habitantes ficaram muito contentes por terem o novo amigo perto deles. O dragão começou a arrumar as suas coisas e mudou-se para a aldeia. Uns dias depois ele foi dar uma volta e encontrou um dragão fêmea. O dragão gostou dela e ela dele e começaram a namorar. Casaram-se passado pouco tempo e tiveram dois filhos a quem deram o nome de Ana e Hugo, em homenagem aos meninos que o ajudaram a ser feliz.
Vanessa Silva Marques

O dragão construiu a sua própria casa na aldeia junto das pessoas e onde era a casa dele fez uma quinta para os coelhos comerem à vontade. Comprou galinhas e porcos e de manhã quando acordava ia para a quinta trabalhar e levava os meninos para brincar.
O Dragão quando fazia anos organizava uma festa na quinta e convidava as pessoas para irem comer a casa dele. As pessoas iam muito satisfeitas e o dragão adorava conviver com elas.
E foi assim que o dragão rabugento se tornou feliz.

Samuel Filipe Fonseca Brandão



Sem comentários: